Novidade: Real Digital

Por Dra. Dinheiro

Após quitar mais de R$400.000 em dívidas, a Dra. Dinheiro decidiu se dedicar a ajudar e ensinar outras pessoas a saírem das dívidas. Hoje, ela conta com mais de 140 mil seguidores no Instagram e dá dicas para alcançar o equilíbrio financeiro e a evitar dívidas.

No dia 7 de agosto de 2023, o Banco Central anunciou o Real Digital (batizado como “Drex“), confira nesse post algumas informações sobre essa novidade.

O projeto do Real Digital inicou em 2020, por meio da criação de um grupo de trabalho para avaliar o tema. A intenção da nova moeda não é ser uma criptomoeda (como o Bitcoin). Isso fica evidente quando entendemos que essa moeda ainda será centralizada (ou seja, o Banco Central terá controle), violando um dos principais preceitos das criptomoedas. Nesse primeiro momento, o Real Digital funcionará basicamente como o Real que já conhecemos atualmente, mas poderá contar com novas funcionalidades. Segundo o Banco Central, a expectativa é que a nova moeda seja disponibilizada ao público no final de 2024.

Novidades conhecidas

  • Contratos inteligentes: Um exemplo de uso, nesse caso, seria na compra de um carro entre duas pessoas. Nessa situação, o contrato inteligente seria firmado com o uso do Drex, de maneira a evitar a discussão do que seria entregue primeiro — se o comprador precisaria depositar o dinheiro antes de receber o carro ou se o vendedor precisaria transferir a documentação do veículo para o nome do comprador antes de receber a quantia definida.
  • Integração com o IOT (“Internet das coisas”, em português):  A introdução do Real Digital nesse ecossistema proporcionaria maior segurança e flexibilidade para as implicações financeiras dessas aplicações, como ativação de seguros ou encomendas de peças de reposição. No cotidiano das pessoas, podemos imaginar aplicações em eletrodomésticos que automaticamente encomendam suprimentos necessários para seu funcionamento, ou carros que podem usar os arranjos de pagamento aberto oferecidos pelo Real Digital para pagar automaticamente pedágios, estacionamentos e combustível, por exemplo

Características da nova moeda

  • Será emitida pelo próprio BC, como uma extensão da moeda física, com a distribuição ao público intermediada pelos bancos e instituições de pagamento;
  • Poderá ser trocada pelo real tradicional (em notas), e vice-versa, mas o foco serão as transações financeiras;
  •  A cotação frente a outras moedas será a mesma;
  • Haverá uma garantia da segurança jurídica, cibernética e de privacidade nas operações.

Por que o nome “Drex”?

  • D = Digital
  • R = Real;
  • E = Eletrônico
  • X = Transação

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts

Desenrola Brasil

No dia 05/06, o Ministério da Fazenda lançou o programa “Desenrola Brasil“, que visa tirar

Send Us A Message