Que o boleto não é nenhuma novidade para os brasileiros, todo mundo sabe. Mas o que acontece se a data de vencimento do boleto cair em um dia não útil, como final de semana ou feriado?
Essa dúvida não tem apenas uma resposta. Por isso, precisamos dividir ela em 3 categorias. Confira elas aqui embaixo:
1ª: Boletos “normais”
São as faturas de empresas privadas, como telefone, bancos, consórcios, entre outras. Nesse caso, é proibida a incidência de multa e/ou juros caso você realize o pagamento no dia útil seguinte. Ou seja, se o boleto da sua fatura do cartão de crédito vence no sábado, não há problema em pagá-lo na segunda-feira.
2ª: Boletos de impostos
Aqui se enquadram o IPTU, IPVA, taxa de licenciamento e quaisquer outros tributos. Nesse caso, você NÃO pode pagar no próximo dia útil, devendo realizar o pagamento até o último dia útil antes do vencimento. Por exemplo, caso o vencimento do IPVA do seu carro seja em um domingo, você deverá realizar o pagamento até sexta-feira.
3ª: Boletos com desconto para pagamento antecipado
Sabe aquele boleto que oferece desconto no caso de pagamento antecipado? Caso o vencimento dele seja em um dia não útil, você NÃO poderá pagá-lo com desconto no próximo dia útil. Além disso, segue a regra 1 ou 2, de acordo com a categoria do boleto. Veja o exemplo: um boleto de telefone vence no domingo e oferece um desconto de 10% para pagamento até 1 dia antes do vencimento. Nesse caso, você poderá receber o desconto caso efetue o pagamento até sexta ou pagar sem descontos, multas ou juros no próximo dia útil (segunda-feira).
E aí, a Doutora Dinheiro conseguiu sanar a sua dúvida? Deixe aqui nos comentários!
Me acompanhe nas redes sociais!